Aziz Ab'Sáber 1924-2012

"Um pesquisador com engajamento político." Essa é a definição para Ab'Sáber dada pelo também geógrafo Wagner Costa Ribeiro, da FFLCH e coordenador do Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais do IEA.

Ribeiro destaca o papel de Ab'Sáber na formulação de conceitos inovadores em geografia e geociências, seu profundo conhecimento do território brasileiro e seu trabalho de classificação do relevo do país. "Sua contribuição para a Teoria dos Refúgios, com Paulo Vanzolini, também é de grande importância."

"Quando presidiu o Condephaat do Estado de São Paulo, Ab'Sáber instituiu o tombamento da Serra do Mar como área natural protegida", comenta Ribeiro. "Foi a partir dessa época que ele se engajou ativamente na pesquisa e defesa contra ameaças ambientais. Suas últimas grandes lutas foram contra a transposição do Rio São Francisco e contra a proposta de um novo Código Florestal, em tramitação no Congresso Nacional."


Ribeiro também ressalta os trabalhos desenvolvidos por Ab'Sáber no IEA desde 1989: "O Projeto Floram (1990), reflexões sobre a Amazônia, análises sobre o Nordeste Seco, discussão de problemas urbanísticos e ambientais das grandes cidades, entre outros temas".


Em 2010, a Editora Beca lançou o livro "A Obra de Aziz Nacib Ab'Sáber", que reúne os trabalhos científicos do geógrafo e é acompanhado de DVD com documentário, acervo de fotos das décadas de 1950 e 1960 e mais de quatrocentos artigos publicados pelo autor (em formato PDF), incluindo textos inéditos, com possibilidade de busca simultânea.

José Goldemberg, ex-Reitor da USP, falou sobre sobre seu amigo e colega de universidade. Para ele Aziz Nacib Ab'Saber era mais que um geógrafo e fez contribuições importantes em ecologia, biologia evolutiva, fitogeografia, geologia e arqueologia, e, que sua vida é um excelente exemplo do que temos de melhor em ciência e integridade pessoal e profissional no Brasil.