O impacto das práticas de preparo e colheita na emissão de CO2 do solo em áreas de produção de cana

Com Prof. Dr. Newton La Scala Junior (Unesp / Fapesp)   
Local: Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto - CIRP/USP (ver localização). 
Data: 16/03/2012 (sexta-feira) 
Horário: 14:00h 

O Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto realiza a palestra "O impacto das práticas de preparo e colheita na emissão de CO2 do solo em áreas de produção de cana”. 

Serão apresentadas estimativas das principais fontes de gases de efeito estufa associadas aos tratos na fase agrícola de cana-de-açúcar em manejos diferenciados, como a cana colhida sob queima e mecanizada. 

O estado do carbono do solo na mudança do uso da terra será enfatizado, pois é de suma importância no balanço de gases de efeito estufa associado à produção agrícola.

A palestra será finalizada com a apresentação dos resultados experimentais de campo onde a emissão de CO2 do solo foi avaliada na reforma do canavial, reforçando a importância desse tipo de estudo quando a pegada de carbono na produção agrícola é considerada.

Sobre Newton La Scala Junior: Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, com Mestrado e Doutorado em Física Aplicada também pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) onde aplica seus conhecimentos em pesquisas diversas, mas principalmente voltado à caracterização da emissão de CO2 do solo, em áreas agrícolas e outros ambientes, como na Antártica Marítima e Amazônia. Pesquisador participante do Instituto da Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCT - Criosfera, CNPq). Membro da equipe de Coordenação do Programa FAPESP em Mudanças Climáticas Globais. Membro Titular do Conselho Estadual de Mudanças Climáticas, Secretaria do Meio Ambiente, São Paulo. 

Vídeo do Evento:

Apresentção do Evento:


Fotos do Evento: