Plágio em Publicações Científicas

Com a Profª. Dra. Marta Ligia Pomim Valentim (Unesp - Marília)
Data: 01/06/2012
Horário: 10h00
Local: Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto - CIRP/USP (ver localização).


O Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto em parceria com a Comissão de Pós-Graduação da FFCLRP e com a Comissão de Pós-Graduação da FEA-RP, realiza a palestra "Plágio em publicações científicas”.

Neste evento a Profª. Marta abordará o plágio em publicações científicas, uma realidade mundial. A ética em pesquisa é essencial para que as diferentes comunidades científicas garantam a confiabilidade, autenticidade e consistência do conhecimento produzido e um determinado campo de conhecimento.

Segundo a professora, a responsabilidade acadêmica e científica é fundamental para que pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação e de graduação atuem de forma ética. Esta temática também envolve a política nacional de avaliação e fomento, tanto no nível da pós-graduação quanto no nível publicação científica.  

Sobre Marta Ligia Pomim Valentim: Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca, Espanha. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 2001. Mestre pela PUC-Campinas, em 1995. Docente de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília). Organizadora autora de vários livros na área. 










Lista de softwares para detecção de plágio fornecida pela prof.ª Marta Valentim: Clique para ver a lista

Vídeo


Apresentação