Nanotecnologia aplicada à saúde: uma nova abordagem contra várias doenças

Com o Prof. Dr. Antonio Cláudio Tedesco (FFCLRP-USP) 
Data: 19/09/2012 
Horário: 14h30
Local: Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto - CIRP/USP (ver localização).

Nesta palestra o professor Tedesco irá apresentar e debater as pesquisas e os estudos desenvolvidos na área da saúde pelo Grupo de Fotobiologia e Fotomedicina, o qual é coordenador. Dentro da linha de pesquisa está o desenvolvimento de sistemas de veiculação de fármacos (DDS) com Nanotecnologia para medicamentos e princípios ativos e fotoativos para tratar Câncer, Parkinson, Alzheimer, desordens Neuro-ortopédicas e Neurológicas, Malária e Dengue.

Os trabalhos também abordam o uso de Bioativos isolados da Floresta tropical Amazônica visando o desenvolvimento de produtos inseticidas e repelentes contra Malária e Dengue, além dos esforços para ampliar a Rede de Ensaios Clínicos para tratar câncer de pele, em uma estrutura ambulatorial de baixo custo.

Neste contexto, destacam-se as parcerias entre a indústria e a Universidade para o desenvolvimento de novos sistemas de veiculação de fármacos de interesse comercial específicos, desenvolvidos por demanda de centros de pesquisas e indústrias no Brasil e no mundo.

Sobre Antonio Cláudio Tedesco: Doutor em Fotoquímica Orgânica pela Universidade de São Paulo em 1992. Realizou Pós-doutoramento na Escola de Medicina de Harvard na área de Fotobiologia e Fotomedicina e entre 2004 e 2005 na Universidade Paris (Paris-V), Institut National de La Sante et de La Recherche Médicale na área de Engenharia Tecidual. É Professor Titular da Universidade de São Paulo da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto desenvolvendo pesquisa na área de Terapia Fotodinâmica, Fotobiologia e Engenharia Tecidual.









Vídeo


Apresentação