Santos Dumont: Cientista e Inventor

Com o Prof. Dr. Henrique Lins de Barros (CBPF)

Data: 12/11/2012
Horário: 14h30
Local: Anfiteatro Dr. Ivo Torres, Bloco A, FEA-RP/USP

O professor Henrique Lins de Barros, pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), apresentará no Instituto de Estudos Avançados, Polo Ribeirão Preto, seus estudos e as pesquisas desenvolvidas sobre o aviador, inventor e cientista Santos Dumont.

Barros demonstrará como Santos Dumont (1873-1932) resolveu os dois problemas centrais do voo humano: a dirigibilidade de balões (1901) e o voo completo de um avião (1906), feitos que só foram possíveis devido as inovações que ele propôs em vários aspectos da arte de voar: novos materiais, desenvolvimento de motores, estudos da estabilidade e da aerodinâmica. 

A palestra terá também uma síntese dos cerca de 20 inventos realizados por ele no curto período de dez anos, retratando seu ponto de vista sobre a ciência do voo e de como a sua contribuição, realizada com recursos da venda da fazenda Dumont (Ribeirão Preto) e dos prêmios recebidos, mudou o curso da história do século XX.

Sobre Henrique Lins de Barros: Biofísico, pesquisador titular do CBPF, possui graduação e mestrado em Física Atômica pela PUC/RJ e doutorado na mesma área pelo CBPF. Foi secretário geral da SBF, Diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Tem se dedicado ao estudo da resposta magnética de microorganismos. Dirigiu e roteirizou vídeos de divulgação científica e roteirizou o documentário longa metragem Santos Dumont, o homem pode voar (de Nelson Hoineff). É membro honorário da Red-Pop e do Conselho Superior do INCAER. Publicou livros sobre a história da técnica no Brasil com ênfase na história da invenção do voo humano.










Vídeo do evento: