Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista

Data: 04/04/2013
Horário: 14h30min
Local: Auditório 1 da EERP / USP


O professor Carlos Vogt irá apresentar e analisar os principais pontos do Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (PIMESP), que tem como objetivo promover o equilíbrio entre os percentuais de participação sócio-étnica na população do Estado e as matrículas no ensino superior público paulista.

As metas do PIMESP são ter ao menos 50% das matrículas em cada curso e em cada turno com alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas, sendo que, dentro destes o percentual de pretos, pardos e indígenas deverá ser, também no mínimo, aquele verificado pelo IBGE no Censo Demográfico de 2010 (35%). As metas deverão ser atingidas ao longo de três anos, a partir de 2014.

Segundo Vogt, se tomarmos como base o número de matriculados no ensino superior público paulistano no ano de 2012, para se atingirem as metas aqui especificadas, são necessários mais 4.520 estudantes oriundos de escolas públicas, sendo 2.543 destes autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Sobre Carlos Vogt: Pós-graduado em teoria da literatura e literatura comparada pela Universidade de São Paulo, mestre em linguística geral e estilística do francês, pela Universidade de Besançon, na França, e doutor em ciências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ─ Fapesp no período de 2002 a 2007, e Secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo de 2007 a 2010, onde iniciou a implantação da  Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).