Simpósio Epilepsias: do Mito aos Tratamentos

Data e Horário: 28/02 às 9h00
Local: Anfiteatro Dr. Ivo Torres, Bloco A, FEA-RP. 

Parte 01 - manhã

Parte 02 - tarde


O evento contará com a Coordenação do Prof. Dr. Norberto Garcia-Cairasco da FMRP -USP e da Prof. Dra. Maria Carolina Doretto da UFMG e EPIBRASIL e tratará a questão da epilepsia tendo como foco os benefícios às pessoas afligidas por essa doença.

Os especialistas das áreas básicas e clínicas abordarão a existência dos mitos associados à doença e discutirão os critérios de diagnóstico e tratamento clínico. Serão enfatizados também os projetos e as experiências que tratam de políticas públicas para o atendimento digno e de qualidade das pessoas com epilepsia na Rede Pública de Saúde do Brasil. 

Na Mesa Redonda da Manhã, coordenada pelo Prof. Norberto Garcia-Cairasco (FMRP-USP), o mesmo iniciará abordando a questão dos preconceitos que envolvem a doença e as bases científicas contemporâneas. Em seguida a Dra. Vera Cristina Terra (UFPR) irá debater o tratamento de crianças e adultos. 

A Presidente da Federação Brasileira de Epilepsia (EPIBrasil), Prof. Dra. Maria Carolina Doretto (UFMG), encerrará a primeira parte do evento discutindo a necessidade de Políticas Públicas para as Epilepsias no Brasil. Haverá na sequência discussão com os palestrantes da manhã e perguntas da platéia.

O Professor Dr. Li Li Min (UNICAMP) que coordenará a Mesa Redonda da Tarde, abrirá este bloco apresentando o Plano Estratégico da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) para a Epilepsia e as ações do Ministério da Saúde do Brasil. Destaca-se também a participação do Dr. Jaime Fandiño Franky, Neurocirurgião e Professor universitário na Colômbia, que relatará a experiência desse país, o primeiro do mundo que teve aprovada uma Lei Nacional de proteção aos indivíduos com Epilepsia. 

Concluindo as apresentações, o Professor Dr. Carlos Silvado (UFPR) discutirá propostas para a reestruturação do atendimento das Epilepsias refratárias.  Haverá então espaço para debate geral com os palestrantes da tarde e perguntas do público. Na sequência teremos os comentários finais dos palestrantes e encerramento com os Coordenadores.

Apoio: Grupo de Estudos em formação “Reflexões contemporâneas em Neurociência” (IEA-RP), Federação Brasileira de Epilepsia (EPIBRASIL), Liga Brasileira de Epilepsia (LBE) Laboratório de Neurofisiologia e Neuroetologia Experimental da FMRP-USP, Programa de Pós-Graduação em Fisiologia da FMRP-USP, Programa de Pós-Graduação em Neurologia/Neurociências da FMRP-USP, PROEX/CAPES, FAPESP/CINAPCE.