Congresso Brasileiro de Disfagia

Data: 12 e 13 de junho
Local: Centro de Convenções de Ribeirão Preto


Nos dias 12 e 13 de junho de 2015 ocorrerá o Congresso Brasileiro de Disfagia, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto. O evento é uma realização do Núcleo de Estudos da Deglutição e Disfagia (NED) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRP-USP) e conta com o apoio do IEA-RP.

A disfagia é um distúrbio sério que acomete uma das funções mais importantes para o ser humano, a deglutição, e pode levar a graves consequências como desnutrição, pneumonia aspirativa, além do prejuízo na qualidade de vida. 

O diagnóstico e tratamento desse distúrbio ainda são muito discutidos na literatura científica, desta forma, o congresso visa reunir profissionais de diferentes áreas para discutir novas pesquisas e estratégias de atuação, visando à recuperação dos pacientes.

Dentro da programação do evento haverá diversas palestras e mesas redondas, destacando-se a participação dos palestrantes internacionais Dra. Rosemary Martino (Universidade de Toronto) e Dr. Pere Clave (Universidade Autônoma de Barcelona), que participará via videoconferência.

O congresso conta também com o apoio do CNPq, Grupo de Estudos Multicêntrico em Disfagia Orofaríngea (GEMDO) e CEFono USP Ribeirão Preto.