Simpósio Internacional da Pós-Graduação em Saúde Mental

Data: 09/11
Local: Salão de eventos do Centro de Tecnologia da Informação (CeTI-RP/USP) e Auditório do Bloco Didático da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto (FMRP-USP)


No dia 9 de novembro será realizado o Simpósio Internacional da Pós-Graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRP-USP). O objetivo do evento é promover a divulgação científica dos principais avanços no campo da expressão facial da emoção.

A emoção é um fenômeno complexo e multideterminado, que envolve experiências afetivas, respostas fisiológicas e comportamentais, sendo a expressão facial um dos seus principais indicadores.

Neste contexto, a capacidade de reconhecer as emoções em outras pessoas, a partir da análise contextual das expressões faciais, está diretamente relacionada à saúde e a qualidade de vida do indivíduo. 

O simpósio terá início às 10 horas, no salão de eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP), com a palestra "Hemisférios cerebrais e gênero na percepção de faces alegres e tristes", que será apresentada pelo professor Sheiji Fukusima, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto (FFCLRP-USP).

A programação será retomada às 19 horas, no Auditório do Bloco Didático da FMRP, com a palestra do pós-graduando Vinícius Ferreira Borges (FMRP-USP) que fará uma introdução ao estudo das expressões faciais da emoção.

Em seguida, o professor Freitas-Magalhães, da Universidade Fernando Pessoa (UFP, Portugal), especialista de renome internacional na área das expressões faciais, irá realizar a palestra magna "Da tua face vejo o mundo".

O simpósio é uma realização da Pós-Graduação em Saúde Mental da FMRP-USP e conta com o apoio da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da FMRP-USP e o apoio técnico do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto.