I Congresso Brasileiro de Gerontecnologia

Data: 8 e 9 de abril
Local: USP Ribeirão Preto


Nos dias 8 e 9 de abril, a USP Ribeirão Preto sediará o I Congresso Brasileiro de Gerontecnologia, que terá como tema as novas tendências em tecnologia para o envelhecimento da população.

A Gerontecnologia é um campo profissional e acadêmico de natureza interdisciplinar que combina gerontologia e tecnologia, visando à pesquisa e o desenvolvimento de interfaces tecnológicas para a saúde, habitação, mobilidade, comunicação, lazer e trabalho das pessoas mais velhas. 

Os resultados da investigação neste campo formam a base para designers, construtores, engenheiros, fabricantes, e aqueles que atuam nas profissões de saúde (enfermagem, medicina, gerontologia, geriatria, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia etc.), proporcionarem um ambiente de vida melhor para os idosos.

Neste contexto, o congresso busca reunir profissionais, pesquisadores e empresas nacionais e internacionais que pesquisam e comercializam diferentes produtos e serviços tecnológicos, englobando as áreas da saúde, humanas e exatas. 

A programação apresentará conferências, palestras e mostra de produtos e serviços sobre o tema de desenvolvimento de produtos e equipamentos, robótica, ambientes automatizados e controlados, teleassistência e telecuidado, uso de tecnologias digitais por idosos, dentre outros.

Os participantes poderão inscrever trabalhos científicos em duas categorias: desenvolvimento de produtos e gerontecnologia. A data limite para o envio dos trabalhos é 4 de março. 

A programação completa e mais informações estão disponíveis no site do evento: http://gerontec.wix.com/congresso

O Congresso é organizado pela professora Carla da Silva Santana, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, e tem o apoio do IEA-RP/USP.

Fotos: