IEA-RP realiza cerimônia de posse dos membros do Conselho Consultivo


No dia 15 de abril, às 16h, foi realizada a cerimônia de posse do Conselho Consultivo do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP). A reunião foi realizada no salão de eventos do Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto e contou com a participação, via videoconferência, do Diretor do IEA, diretores e docentes das Unidades do Campus.

Abrindo as atividades, o professor Fernando Cunha, coordenador do IEA-RP, discorreu sobre a origem e a definição dos Instituto de Estudos Avançados, e o professor Paulo Saldiva, Diretor do IEA, apresentou seu projeto de gestão e as atividades que serão desenvolvidas durante esse período. 

Em seguida, Cunha explicou que o Conselho Consultivo terá como função sugerir temas de pesquisa, indicação de Grupos de Trabalho, apresentar propostas para eventos científicos e acadêmicos, entre outras atividades a serem desenvolvidas pelo Instituto, visando com isto ampliar e fortalecer a interação entre a USP e a cidade que a sedia.

Cunha relatou, então, a formação do Conselho: o Coordenador do Polo Ribeirão Preto, o Vice-Coordenador do Polo, Prof. Antonio José Costa (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto), um ex-coordenador do IEA-RP, Prof. Oswaldo Baffa (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto), dois professores do Campus, sendo eles o Prof. Rudinei Toneto (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP Ribeirão Preto) e o Prof. Norberto Peporine Lopes (Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP Ribeirão Preto).

Completando o Conselho, foram empossados três representantes da sociedade ribeirão-pretana, Nelson Rocha Augusto, Presidente do Banco Ribeirão Preto, Marcos Awad, Diretor do Grupo São Francisco e Caetano Barros Biagi, Vice-Presidente da ALLIAGE. 

Na sequência, os conselheiros agradeceram a indicação, se apresentaram e relataram suas expectativas e ideias sobre o Conselho e a atuação do Instituto de Estudos Avançados em Ribeirão Preto. 

Finalizando a reunião, Cunha destacou que a duração dos mandatos será de dois anos, permitida a recondução, sendo que o presidente será sempre o Coordenador do Polo, e a indicação de futuros membros será realizada pelo próprio Conselho Consultivo.

Fotos: