Relatividade geral: 100 anos encurvando o modo como vemos o universo

Data: 21/11 às 15h
Local: Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP)


No dia 21 de novembro, às 15h, haverá a palestra "Relatividade geral: 100 anos encurvando o modo como vemos o universo", no salão de eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP).

O palestrante será o professor Daniel Augusto Turolla Vanzella, do Instituto de Física da USP São Carlos (IFSC), que irá demonstrar como a Teoria da Relatividade Geral transformou para sempre a forma como entendemos a natureza.

Em novembro de 1915, Albert Einstein apresentava à comunidade científica o resultado de quase dez anos de esforços, a Teoria da Relatividade Geral, que substituiu, como entendimento fundamental, a teoria da gravitação universal de Isaac Newton.

A teoria de Einstein revolucionou o entendimento acerca do tempo e espaço, explicando que, além de serem percepções dependentes do observador, eram também suscetíveis de serem distorcidos pela presença de matéria e energia. 

Nesse cenário, a própria origem do Universo e sua evolução, os abismos de tempo e espaço escondidos no interior dos buracos negros, até a mais rotineira das interações fundamentais conhecidas, a gravidade, ganharam interpretações mais complexas.

Ressalta-se que, mesmo depois de um século, a Teoria da Relatividade Geral continua a nos surpreender e a ser a única janela por onde podemos vislumbrar aspectos da Natureza que ainda escapam aos maiores e mais avançados laboratórios terrestres.

O evento é uma realização do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), com o apoio da Rádio USP Ribeirão Preto.

Sobre Daniel Augusto Turolla Vanzella: Possui graduação em Bacharelado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo e doutorado em Física pelo Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Fez pós-doutorado na Universidade de Wisconsin em Milwaukee com o Prof. Leonard Parker, fundador da área de Teoria Quântica de Campos em Espaços-Tempos Curvos. Atualmente é Professor Associado do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo.









Vídeos: