10 Anos da Lei Nacional de Saneamento Básico

Data: 25/08 às 8h30
Local: Anfiteatro Prof. Dr. Ivo Torres, Bloco A (FEA-RP)

Composto pelo abastecimento de água, esgoto sanitário, limpeza e drenagem urbana, o setor de saneamento básico é um ponto bastante delicado na gestão pública. Para discutir a atual situação e os desafios desse setor, o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Economia de Baixo Carbono (NAP-ECB) e o Centro de Pesquisa em Economia Regional (CEPER) promovem o seminário 10 Anos da Lei Nacional de Saneamento Básico: Avanços, Dificuldades e Agenda para o Setor.

A provisão inadequada desses serviços tende a gerar problemas nas áreas de saúde, meio ambiente e desenvolvimento econômico e social. Um número significativo de doenças decorre de um abastecimento de água inadequado, da inexistência de coleta e afastamento de esgoto, de disposição inadequada dos resíduos ou de enchentes resultantes de problemas na limpeza e drenagem urbana, entre outros aspectos, assim como os problemas de contaminação ambiental associados à má gestão desses serviços.

O evento faz parte da programação do NAP-EBC e do CEPER, que busca discutir e avaliar politicas públicas para a infraestrutura e serviços públicos urbanos que potencializem o desenvolvimento econômico e social sustentável. 

A programação será composta por apresentações dos pesquisadores da USP, consultores especializados do setor, representantes da Associação Brasileira de Concessões, da Caixa Econômica Federal, do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), da Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro), do Ministério do Meio Ambiente, da Agencia Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ) e do Comitê de Bacia Hidrográfica do Pardo (CBHP).

Mais informações: jhenrique@usp.br ou (16) 3315 0368.