Mesa-redonda aborda doenças neuropsiquiátricas

Data: 25/07 às 8h30
Local: Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto


O Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, a Rede "Ciência, Arte, Educação e Sociedade" e o Programa de Pós-graduação em Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP realizam no dia 25 de julho, a partir das 8h30, no Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (CeTI-RP) da USP, a mesa-redonda “Neuropsiquiatria: da Clínica e da Bancada à Sociedade”.  

A depressão, a ansiedade, as epilepsias e a doença de Alzheimer são patologias que afetam milhões de pessoas ao redor do mundo, causando um grande impacto na qualidade de vida dos pacientes. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é um dos países do continente americano que lidera o ranking em doenças neuropsiquiátricas. Da mesma forma que as epilepsias, a doença de Alzheimer e a depressão também apresentam grande incidência no País. 

O evento vai mostrar como os estudos recentes associam a fisiopatologia das doenças neuropsiquiátricas tanto a eventos genéticos ou familiares quanto ao estresse e suas consequências, que incluem alterações no comportamento, hormonais e de expressão gênica.  

Entre os participantes da mesa redonda estão a aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP Lívea Dornela Godoy, da supervisora do Serviço de Residência em Psiquiatria do Hospital das Clínicas (HC) da FMRP-USP no ambulatório de Transtornos de Humor Cristiane Von Werne Baes, da professora do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP Carolina Demarchi Munhoz, do professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia da FMRP-USP Adriano Silva Sebollela, do professor do Departamento de Fisiologia da FMRP-USP Norberto Garcia Cairasco e do professor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP Daniel Domingues dos Santos. 

Mais informações: (16) 3315-0368 ou jhenrique@usp.br