Estudantes da rede pública participam de abertura do Curso de Formação Política

Cerca de 500 alunos de ensino médio de escolas públicas de Ribeirão Preto participaram no dia 6 de outubro do lançamento do Curso de Formação Política promovido pelo Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP em parceria com o CineClube Cauim.

Na cerimônia de lançamento, estiveram presentes o vice-prefeito de Ribeirão Preto Carlos Cezar Barbosa, o prefeito do campus Ribeirão Preto da USP Américo Ceiki Sakamoto, a dirigente regional de ensino Simone Maria Locca, o presidente do Banco Ribeirão Preto Nelson Rocha Augusto, o coordenador e o vice-coordenador do IEA Polo Ribeirão Preto da USP Fernando de Queiroz Cunha e Antonio José da Costa Filho e os coordenadores do Curso de Formação Política Gilberto Abreu e Nuno Manoel Coelho.

Após a abertura, os coordenadores do curso explicaram como funcionará a dinâmica, que terá aulas expositivas baseadas em filmes clássicos e atividades que serão detalhadas em cada encontro. "Faz parte do trabalho de vocês serem professores, levando os debates daqui para a comunidade de vocês por meio de eventos, cartazes e outras iniciativas", lembrou Coelho.

Ao final do evento, foi exibido o curta-metragem "Ilha das Flores", documentário do cineasta brasileiro Jorge Furtado filmado na década de 80 que faz uma crítica à desigualdade social. O curta acompanha o trajeto de um tomate desde a plantação, passando por um supermercado e uma residência, até a Ilha das Flores, um depósito de lixo onde as pessoas disputam restos de comida para se alimentar. O filme foi eleito pela crítica europeia como um dos cem curtas mais importantes do século.

O Curso de Formação Política é voltado para estudantes de ensino médio de escolas públicas e particulares e terá sua primeira atividade no dia 21 de outubro. Mais informações pelo e-mail iearp@usp.br.

Fotos: