IEA-RP oferece curso de formação política a estudantes do ensino médio

Data: 6/10 das 9h às 11h
Local: CineClube Cauim,  R. São Sebastião, 920 - Centro

Oferecer aos jovens conhecimento para que eles sejam capazes de tecer suas próprias reflexões sobre a situação política e socioeconômica do País é fundamental para fortalecer a democracia e estimular o protagonismo juvenil. Com esse objetivo, o Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) promoverá, no Cineclube Cauim, um Curso de Formação Política destinado a alunos do ensino médio de Ribeirão Preto. 

Serão disponibilizadas 100 vagas, 70% delas para alunos de escolas públicas e as demais para alunos de escolas particulares. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas durante a cerimônia de lançamento do curso no dia 6 de outubro, às 9h, no Cineclube Cauim.

O curso terá duração de dez semanas e as aulas serão aos sábados, das 8h às 12h, com início no dia 21 de outubro. Os conteúdos serão desenvolvidos por meio de exibição de filmes, aulas expositivas e debates sobre as ideias de pensadores como Nicolau Maquiavel, Thomas Morus, John Locke e Alexis de Tocqueville, entre outros. Os temas abordados abarcam desde as origens do estado nacional moderno, no século XVI, até a globalização, no contexto atual. 

Além das atividades realizadas aos finais de semana, o curso propõe atividades extraclasse, para que os estudantes disseminem na comunidade escolar as ideias levantadas nas discussões. Durante a semana, eles promoverão palestras e debates na escola e produzirão vídeos, cartazes e outros materiais que estimulem habilidades de comunicação, expressão e organização de eventos. 

Ao longo da semana, o curso vai oferecer também atividades abertas ao público, com exibição de filmes seguida de debates realizados por alunos de Direito e de outros cursos da USP. As aulas serão ministradas pelo professores Gilberto Abreu e Nuno Manoel M. Coelho.

O Curso é organizado pelo IEA-RP, em parceria com o CineClube Cauim, com o apoio do PROAC, FUNDET e patrocínio da Fundação Waldemar Barnsley Pessoa.


Mais informações sobre o curso: iearp@usp.br ou (16) 3315 0368.