Criminologia na América Latina

Data: 19/12 às 14h
Local: Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP)


O aumento da criminalidade no Brasil e a relação entre muitos crimes e o tráfico de drogas exige uma reflexão constante para que soluções viáveis e eficazes possam ser aplicadas. 

Pensando nisso, o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, o Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP/USP), o Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, Organização Comunitária Santo Antonio Maria de Claret e a Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social de Ribeirão Preto realizam o Seminário "Criminologia na América Latina".

O evento terá a participação do docente da Universidade Federal do Pará Marcus Alan Melo Gomes, que vai discutir o paradoxo existente entre a política de encarceramento adotada pelas agências penais brasileiras e o sistema de garantias fundamentais instituído pela Constituição com o propósito de racionalizar o emprego do direito penal. 

Marcus Alan Melo é pós-doutor pelo Centro de Direitos Humanos da Universidade de Coimbra, doutor e mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como professor associado do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (UFPA), membro efetivo do Centro de Investigação Crime, Justiça e Segurança da Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e juiz de direito da 9ª Vara Criminal de Belém. 

Outro palestrante do seminário será o docente da Pontifícia Universidade Católica do Peru Hugo Morales Cordova. Ele vai analisar o consumo de drogas entre adolescentes infratores peruanos a partir de variáveis estudadas e reportadas pela Criminologia Desenvolvimental, principalmente variáveis sociais e pessoais. 

Hugo Morales Cordova é doutor em Criminologia pela Universidade do Porto, mestre em Criminologia e Delinquência Juvenil pela Universidade de Castilla-La Mancha, mestre em Direitos da Criança pela Universidade de Vigo e mestre em Psicologia Aplicada pela Universidade de La Coruña. É consultor internacional para agências governamentais na área de prevenção social da violência e reinserção de adolescentes infratores. 

Mais informações: jhenrique@usp.br ou (16) 3315 0368.