USP Analisa discute papel da Emplasa nas regiões metropolitanas


O USP Analisa está apresentando uma série especial sobre a importância das regiões metropolitanas e o que o fato de integrá-las muda na vida dos cidadãos. No programa desta semana, o entrevistado é o presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) Luiz José Pedretti.

Ele vai falar sobre as razões pelas quais essas regiões são criadas, que estão ligadas à redução da desigualdade social e à promoção do bem-estar dos cidadãos. “O objetivo da criação dessas unidades regionais é que nós nos debrucemos sobre problemas que afligem a população em busca de soluções conjuntas diante de um compartilhamento de ações e de integração de políticas públicas municipais e estaduais. Então o que se objetiva futuramente na região metropolitana de Ribeirão Preto é que a sociedade tenha uma melhor qualidade de vida, por ocasião da resolução ou enfrentamento dos problemas que nós consideramos regionais”, explica.

Pedretti comenta ainda sobre o papel da empresa na formação das regiões metropolitanas. “Ela começa como agência da Região Metropolitana de São Paulo e a partir do momento em que o governo do Estado resolve instituir novas regiões metropolitanas, coube à Emplasa a realização de todos os estudos técnicos e jurídicos para que possamos configurar, dentro da legislação vigente, aqueles municípios que podem ser transformados em região metropolitana ou aglomeração urbana”.

O programa vai ao ar na Rádio USP nesta sexta (17), a partir das 12h, com reapresentação na quarta (22), às 21h, e no domingo (26), às 11h30. O USP Analisa é uma produção conjunta da Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz) e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP.