Institucional

HISTÓRICO

O Campus da USP-Ribeirão Preto ocupa lugar de destaque na produção acadêmica e científica, respondendo por 24 cursos de graduação com 28 opções de formação, nas áreas de exatas biológicas e humanas e na pós-graduação com 36 programas de mestrado e 31 de doutorado, que faz com que cerca de 5 % de toda a produção científica nacional documentada na base de dados do ISI seja aqui produzida, além de inúmeros serviços de extensão. No entanto até o presente, o campus não possuía uma Unidade voltada à reflexão de questões acadêmicas mais abrangentes e que pudesse gerar ações integradoras de todas as várias Unidades aqui sediadas.

Desde 1999 os diretores das Unidades do Campus de Ribeirão Preto empreendem esforços para que o IEA estenda suas atividades a esse Campus através da criação de uma sede local. Com isso pretendia-se perenizar as atividades do IEA-USP em nosso Campus, visto que o IEA-USP já realizava eventos em nosso campus e promovia algumas atividades de curta duração. Finalmente, em 2009 a Magnífica Reitora Suely Vilela, após vários estudos de adequação regimentais empreendidos pelo IEA-USP que permitiram a criação de Polos nos diversos campi da USP, aprovou a criação do Polo Ribeirão Preto do IEA.

Como exemplo e sem prejuízo de outras iniciativas, cremos que o IEA-RP poderá contribuir com programas permanentes de reflexão nas áreas de:
  • Saúde Coletiva e da Família
  • Tecnologia e Inovação em Saúde 
  • Agronegócios e Desenvolvimento Regional 
  • Educação e Divulgação Científica 
MISSÃO
O IEA tem consciência da relevância de sua missão como unidade da USP. Essa missão consiste em pesquisar e discutir, de forma aprofundada e abrangente, questões fundamentais das ciências (exatas, biológicas e humanas), da tecnologia, das artes e das demais áreas do conhecimento, estimulando a interdisciplinaridade, promovendo a inovação e contribuindo para a análise de questões sociais e a formulação de políticas públicas.

A missão do IEA se insere na definição moderna de universidade que norteia a USP e que envolve, além do desenvolvimento de cada área do conhecimento, iniciativas para estimular a formação de interfaces e para a análise das questões num contexto social e teórico abrangente. O Instituto entende que essa missão deva ser levada adiante em estreita colaboração com as Unidades da USP e com outras universidades e instituições acadêmicas, e que deva objetivar a inserção de suas atividades num contexto internacional.

OBJETIVOS
O Polo foi inaugurado em 4 de novembro de 2009 e tem como objetivo promover a extensão e integração das atividades do IEA Campus de São Paulo ao Campus de Ribeirão Preto, mantendo efetiva cooperação e atendendo aos princípios gerais de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, alto nível científico e cultural, além do atendimento aos objetivos regionais acadêmicos e comunitários.

Realização de programas e projetos nas áreas do desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e cultural, aproveitando-se da sólida base de recursos humanos e institucionais presentes no Campus de Ribeirão Preto.

Buscar interação com os demais interlocutores locais e regionais como Incubadoras de Empresas, o futuro Parque Tecnológico, assim como com os vários centros de atividades culturais do País e do Exterior, colaborando na realização e divulgação de eventos.

ESTRUTURA ACADÊMICA E PRODUÇÃO DO IEA
O IEA possui uma estrutura acadêmica que se diferencia das demais Unidades da USP e que requer planejamentos e recursos especiais. Ela compreende professores visitantes, professores colaboradores, pesquisadores, grupos de pesquisa, cátedras e convênios.

A produção do IEA consiste em: (1) atividades de estudos dos grupos de pesquisa e dos professores em torno de temas de ponta, com a geração de propostas de eventos, documentos e publicações; (2) realização de congressos, simpósios, seminários, palestras etc.; (3) a publicação da revista “Estudos Avançados”, e de livros e artigos sobre os temas investigados.