Acúmulo de conhecimento sobre a biodiversidade e estratégias regionais de conservação

Com Prof. Dr. Dalton de Souza Amorim
Departamento de Biologia - FFCLRP / USP
Local: Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto - USP (ver localização).
Data: 14/10/2011 (sexta-feira)
Horário: 14:00h
Informações: iearp@usp.br ou (16) 3602.0368

A despeito de amplamente comentada na literatura especializada, em livros didáticos em diversos níveis de formação escolar e na mídia, a compreensão real da natureza, das propriedades e das dimensões da biodiversidade ainda é muito limitada. Na palestra, são dados números sobre a biodiversidade no planeta, estimativas sobre a biodiversidade no Estado de São Paulo, incluindo o interior, e mostrada sua natureza estética, geográfica e econômica. É reconstituído, também, o longo processo de acúmulo de informação científica que resulta em modelos preditivos sobre a distribuição da fauna e da flora. Uma vez que a biodiversidade tem uma distribuição geográfica heterogênea, são necessários ações e cuidados regionais para a preservação do patrimônio genético e da diversidade biológica.

O fato de haver uma fauna e uma flora exclusiva da floresta semidecídua (onde se insere Ribeirão Preto) e o fato de que quase não há reservas biológicas relevantes nesse bioma, que sofre forte ação das fronteiras agrícolas, faz com que seja uma das mais ameaçadas do mundo, com um risco de extinção em massa de elementos dessa fauna e dessa flora.

A palestra é gratuita e sem necessidade de inscrição. 

Sobre Dalton de Souza Amorim: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado (1982) e doutorado (1987) em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Uni-versidade de São Paulo, onde obteve em 2002 sua Livre Docente. Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Entomologia da USP em Ribeirão Preto. Tem feito pesquisa em evolução da biodiversidade, especialmente em grupos de Diptera (moscas e mosquitos), e tem participado de diversos projetos de extensão do conhecimento científico à comu-nidade externa à Universidade. Preside a Comissão para a criação do Museu da Biodiversidade da USP.

Vídeo do Evento

Apresentação do Evento

Fotos do Evento