Nanotecnologia em carbono e materiais relacionados

Com Prof. Dr. José Maurício Rosolen
Departamento de Química - FFCLRP / USP
Local: Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto - USP (ver localização).
Data: 06/05/2011 (sexta-feira)
Horário: 16:00h
Informações: iearp@usp.br ou (16) 3602.0368

Os nanotubos de carbono e os grafenos são materiais com grande perspectiva para a realização de inovações nas diversas áreas de interesse da nanotecnologia em carbono e materiais relacionados, graças às suas propriedades únicas e a possibilidade de produção dos mesmos a partir de matéria-prima renovável. Entretanto, a aplicação comercial desses ainda depende de questões ligadas à reprodutibilidade de resultados e processos de produção em escala.

Nesse contexto, serão discutidas as principais questões e avanços da nanotecnologia em carbono e materiais relacionados, particularmente aquelas de interesse para a área de energia e materiais compósitos.

A palestra é gratuita e sem necessidade de inscrição. 

Sobre José Maurício Rosolen: Livre-Docente na Universidade de São Paulo, Dep. de Química, FFCLRP onde ingressou em 1997. Possui graduação (1988) e mestrado (1991) em Física-IFGW-Unicamp, Doutorado em Ciências Químicas (1992) –Universidade de Roma La Sapienza, vários pos-doc e sabáticos (Labs. de Compostos de Intercalação, Baterias de Na/S, Espectroscopia de Absorção de raios-X Univ. de Camerino-1995/ Grupo de Eletroquímica Inst. de Química de São Carlos, Lab. de Combustíveis Alternativos –IFGW-Unicamp-1996-97/ Lab. de Baterias de Ions de Litio e Capacitores da Italian National Agency for new technologies, energy and enviroment-ENEA-Italy (2007)/ Centro de Nanotecnologia ATI da Faculdade de Engenharia Eletronica da Universidade de Surrey-Inglaterra (2005)/ Instituto de Ciencias de Los Materiales de Madrid-ICMM Espanha (2009). Realizou trabalhos utilizando Luz Sincroton, Daresbury e LNLS (lab. Microscopia e Anel, 1999 -2010). Possui experiência na produção de materiais óxidos e de carbono (micro e nano visando várias aplicações tecnológicas. É especialista em dispositivos de armazenagem de energia e carbono, atuando na área de lítio desde 92 e em nanoestruturas de carbono desde 96. Atua no desenvolvimento de nanomateriais (escalonamento) em parceria com empresas.


Vídeo do Evento
Fotos do Evento