Democracias de alta densidade: Índia e Brasil


Este é o tema do encontro que o IEA realiza no dia 26 de junho, a partir das 9h30, na Sala de Eventos do IEA (Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo) com a participação de historiadores indianos e pesquisadores da USP e da Unicamp.

O historiador Aditya Mukherjee, diretor do Instituto de Estudos Avançados Jawaharlal Nehru da Universidade Jawaharlal Nehru (JNU), falará sobre "Desenvolvimento com Democracia para o Sul Pós-Colonial: da 'Dependência' à Globalização". Ele argumentará que o legado colonial não criou "condições iniciais" positivas como alegam alguns autores revisionistas do colonialismo imposto aos países do leste, sudeste e sul da Ásia.

O tema da exposição da historiadora Mridula Mukherjee, do Centro de Estudos Históricos da JNU, será "Construir e Aprofundar a Democracia em uma Sociedade Altamente Diferenciada". Ela tratará de democracia e secularismo e discutirá como essas idéias se tornaram os valores fundamentais do povo indiano.

Pelo lado brasileiro, Pedro Paulo Funari, diretor do Centro de Estudos Avançados (CEAv) da Unicamp, falará sobre "Desafios da Democracia no Brasil a partir de uma Perspectiva Histórica" e Renato Janine Ribeiro, professor titular de ética e filosofia política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e conselheiro do IEA, tratará da "Emergência do Sul".

O evento terá tradução simultânea e haverá transmissão pela web em www.iea.usp.br/aovivo. Mais informações podem ser obtidas com Marilda Gifalli (mgifalli@usp.br), tel. (11) 3091-1683.

AGENDA DE JUNHO

Dia 25, 11h
Redes de inovação e cadeias produtivas: iniciativas da petrobras
Expositor: Paulo Lopes (Petrobras)
Informações: com Rafael Borsanelli (rborsanelli@usp.br), tel. (11) 3091-1688

Dia 27, 15h
O planeta solidário — uma avaliação da rio+20
Conferencista: Patricia Morales (Universidade Católica de Leuven, Bélgica)
Coordenador: Wagner Costa Ribeiro (IEA, FFLCH e Procam)
Informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), tel. (11) 3091-1678