VI Semana Nacional do Cérebro

Data: 13 a 17 de março
Local: Salão de eventos do CeTI-RP/USP e na sede do INeC, Av. do Café nº 2450
Inscrições gratuitas: Clique aqui


Com o objetivo de divulgar os benefícios do estudo do cérebro, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo Ribeirão Preto da USP e o Instituto de Neurociências e Comportamento (INeC) realizam entre os dias 13 e 17 de março diversas atividades relacionadas à sexta edição da Semana Nacional do Cérebro.

O evento faz parte de uma campanha global coordenada pela Dana Alliance for Brain Initiatives e a European Dana Alliance for the Brain que reúne anualmente universidades, hospitais e diversas organizações durante uma semana para popularizar conhecimentos na área de neurociência. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC) chancela a Semana Nacional do Cérebro.

No primeiro dia do evento, as atividades estarão concentradas no INeC. A partir das 8 horas, os docentes da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP Fabiano Saggioro, a confirmar, Adriano Sebollela e Vitor Tumas, a confirmar, participam da palestra “Entendendo a Doença de Alzheimer – do diagnóstico ao tratamento. Eles vão abordar as últimas novidades da neurociência sobre os fenômenos que levam um cérebro saudável a ter a doença de Alzheimer, além de aspectos sobre o diagnóstico e o tratamento da doença. 

Às 11 horas, a neuropsicóloga Camila Monti Oliveira mostra os objetivos de uma avaliação neuropsicológica, suas indicações e as diferentes formas de atuação de um neuropsicólogo na palestra “Avaliação neuropsicológica: para quê e para quem?”.

À tarde, a partir das 14 horas, os docentes da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP conduzem uma oficina de neurociências e neuroarte. Alunos de pós-graduação da FMRP-USP desenvolverão atividades sobre tópicos relacionados à neurociência de forma lúdica, voltadas a crianças de todas as idades.

Na terça-feira, a manhã terá como tema “Cérebro, Música e Artes Visuais”, no salão de eventos do CeTI-RP, a partir das 9 horas. Na palestra “Um passeio divertido: neurociências, biomúsica, tecnologia, saúde e instrumentos de sopro”, o pesquisador Sérgio Mascarenhas aborda inovações em métodos não-invasivos para monitorar a pressão intracraniana e arterial e aplicações transdisciplinares de investigações sobre o sistema nervoso central em ciência, arte e saúde.

Em seguida, o docente do Departamento de Fisiologia da FMRP-USP Norberto Cairasco faz uma viagem por manifestações de cunho estético, desde as cavernas pré-históricas até a Renascença na palestra “Da arte das cavernas do Paleolítico/Neolítico às cavernas urbanas científicas-artísticas-digitais contemporâneas”. 

No período da tarde, a partir das 14 horas, duas palestras fecham o dia: “Transtornos de humor na análise do comportamento”, com a psicóloga do Centro Universitário Barão de Mauá Juliana Setem, e “Explorando a memória e as emoções”, com o docente da FMRP-USP Norberto Coimbra.

Na quarta-feira, a partir das 8h30, será lançada no salão de eventos do CeTI-RP a Rede Ciência, Arte, Educação e Sociedade (CienArtES). O lançamento inclui uma mesa redonda e palestras com Cairasco, o professor da Unifesp Eduardo Kickhofel, a presidente da Fundação Feira do Livro e Leitura de Ribeirão Preto Adriana Silva, o professor da Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto (FEARP) da USP Daniel Domingues dos Santos e o educador social do Núcleo de Cultura Periférica Elieser Pereira.

A tarde do dia 15 será marcada por atividades no INeC. No seminário “Sono e Cérebro”, às 14 horas, a neurologista clínica Letícia Vianna vai discutir funções de um sono com qualidade, como aprendizado, memória e estados de humor. Às 16h30, a doutoranda em Fisiologia Lívea Dornela de Godoy e a aluna de pré-iniciação científica Palloma Beatriz Damas discutem o comportamento materno, com foco nos impactos do cuidado materno e estresse precoce no sistema nervoso e na sociedade.

No dia 16, pela manhã, o INeC recebe duas palestras. Às 9 horas, a docente da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP Janete Anselmo Franci aborda as modificações hormonais ocorridas na menopausa que são responsáveis por sintomas como ansiedade, depressão, estresse e os chamados “fogachos” (sensação de calor). Já às 10h30, Roberta Monteiro Incrocci fala dos aspectos neurofisiológicos de diferentes tipos de drogas, além de questões relacionadas ao abuso e suas consequências.

À tarde, a partir das 14 horas, no salão de eventos do CeTI-RP, a mesa redonda “Cognição e emoção: aspectos biológicos e psicológicos” apresenta aspectos biológicos e cognitivos envolvidos no processo emocional, além de uma atividade prática de reconhecimento emocional. Os palestrantes serão Norberto Cairasco, a neuropsicóloga do Hospital das Clínicas FMRP-USP Nayanne Beckmann Bosaipo e o doutorando em Neurociências Vinícius Ferreira Borges.

Para o último dia do evento, estão programadas três atividades. Pela manhã, no INeC, às 9 horas, a mestranda em Psicobiologia Tatiane Possani fala do comportamento autolesivo dos jovens, ou seja, o ato de se machucar ou fazer mal a si mesmo. Em seguida, Gabriel Arantes, mestrando em Psicobiologia pela FFCLRP-USP, realiza a palestra “Atenção do dia a dia”. 

Encerrando a Semana, às 14 horas, o pós-doutorando em Genética Artur Fernandes, a psicóloga Marli Occhinni, a enfermeira e especialista em saúde coletiva Anna Maria Chiesa, a confirmar, e a fundadora do Saúde Criança Vera Cordeiro, a confirmar, comentam o documentário “O Começo da Vida”. O objetivo é debater o desenvolvimento psicológico das crianças e o impacto da herança genética e de aspectos ambientais na formação do caráter e nas relações interpessoais.

Clique aqui para acessar as informações detalhadas de cada evento.

Vídeos: