VII Semana Nacional do Cérebro

Data: 12 a 17 de março
Fotos: Clique aqui


A Rede Ciência, Arte, Educação e Sociedade: CIENARTES, grupo ligado ao Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, promove entre os dias 12 e 17 de março, no Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (CeTI-RP) da USP, a VII Semana do Cérebro.

O evento integra uma campanha global anual realizada pela Dana Alliance for Brain Initiatives e a European Dana Alliance for the Brain que reúne universidades, hospitais e diversas organizações durante uma semana com o objetivo de difundir conhecimentos em neurociência e reforçar a importância desse campo de estudos. No Brasil, as atividades estão sob o selo da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC).

Integram a organização da VII Semana do Cérebro o Programa de Pós-Graduação em Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e o Programa de Pós-Graduação em Neurologia e Neurociências da FMRP-USP.

Programação
Para abrir a Semana, no dia 12, às 9 horas, a mesa redonda Interação entre Direito, Neurociência trará uma visão multidisciplinar do tema, englobando aspectos da agressão humana, criminalidade, medidas punitivas e educativas, e as causas biológicas que levam os homens à criminalidade. Participam da discussão os docentes da FMRP-USP Norberto Garcia-Cairasco, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP Sérgio Nojiri e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP Marina Rezende Bazon.

No mesmo dia, às 14h, começará no Instituto de Neurociências e Comportamento (INeC) a Feira Neurocientífica, que promoverá atividades interativas com jogos, perguntas e vídeos relacionados à neurociência. 

Na terça-feira, às 9h, o professor Cairasco, o aluno de doutorado Lucas Almeida e o aluno de pré-iniciação científica Jonathan Batista irão participar da mesa-redonda "Ciência e o sentido da vida", na escola estadual Prof. Sebastião Fernandes Palmas.

No período da tarde, às 14 horas, a mesa redonda Cannabis sativa e Epilepsias: a Neurociência por trás das Terapias com Canabidiol vai desmistificar o uso da Cannabis sativa para o tratamento de doenças neurológicas, principalmente epilepsias, e discutir o avanço das pesquisas clínicas nessa área. Os pós-doutorandos Rafael Guimarães e Raquel do Val e o doutorando Willian Lopes, todos da FMRP-USP, conduzirão a discussão, mediados pelo docente Norberto Garcia Cairasco.

Na quarta-feira, às 9 horas, o pós-doutorando da FMRP-USP Rui Milton ministrará um curso prático de Introdução ao Processamento e Análise de Imagens de Microscopia com Enfoque em Neurociências. O curso é voltado a alunos de graduação e pós-graduação e profissionais que utilizem imagens de microscopia para responder perguntas biológicas. Os participantes deverão levar seus notebooks e instalar previamente os softwares Fiji e Icy. As vagas são limitadas.

À tarde, a partir das 14 horas, a mesa redonda Funções Emergentes de Redes Complexas Biológicas vai abordar aspectos como neuroanatomia, função, plasticidade, modelagem e aspectos computacionais de redes neurais, além de avalanches e oscilações neuronais em redes adaptativas e também complexidade em redes gênicas microbianas. Participam os docentes da FMRP-USP Norberto Garcia Cairasco e Rafael Rocha-Silva e os docentes da FFCLRP-USP Antônio Carlos Roque e Osame Kinouchi Filho.

Na quinta, a partir das 8h30, a mesa redonda Epilepsias, Desafios na Pesquisa, Abordagens Clínicas e Cirúrgicas vai debater os diferentes desafios contemporâneos enfrentados por profissionais que atuam em pesquisa básica e clínica e em tratamentos clínicos e cirúrgicos, com o objetivo de fomentar um melhor entendimento e tratamento das epilepsias. Participam do evento o docente Norberto Garcia Cairasco, e os pós-graduandos Guilherme G. Podolsky-Gondim e Frederico Nakane Nakano, todos da FMRP-USP.

O Canabidiol será novamente debatido em uma mesa-redonda, às 14h, com a participação de pós-doutorando Rui Milton (FMRP-USP), o pós-doutorando Rafael Guimarães,  o doutorando William Lopes e a pós-doutoranda Raquel do Val. Essa atividade ocorrerá no INeC.

Para encerrar a Semana, serão realizados dois eventos na sexta-feira: às 9 horas a oficina Leonardo da Vinci, que será ministrada pelos professores Cairasco e Eduardo Kikhöfel (UNIFESP) e os pós-doutorandos Alexandre Kanashiro e Carlos Rondinoni, e às 14h a mesa-redonda "Sono e Silêncio no Cérebro".

Para acessar a programação detalhada, clique aqui.

Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (CeTI-RP) fica no Câmpus da USP Ribeirão Preto, Rua Pedreira de Freitas, casa 16, e o Instituto de Neurociências e Comportamento (INeC) está localizado na Avenida do Café, 2450 - Vila Monte Alegre