Saúde, inovação e desenvolvimento

Data: 20/06 às 14h
Local: Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP)
Fotos: Clique aqui


A saúde tem conquistado, nos últimos anos, reconhecimento em relação a seu papel no crescimento econômico e na competitividade da indústria nacional. Por isso, o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) tornou-se prioridade para diversos setores do governo federal. 

Para discutir esse cenário, o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto realiza no dia 20 de junho, a partir das 14h, no Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (CeTI-RP) da USP, a conferência “Saúde, inovação e desenvolvimento: a perspectiva do Complexo Econômico-Industrial e da Saúde”.

O palestrante, o analista de gestão em saúde pública da presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Carlos Grabois Gadelha, vai mostrar a importância da inovação na perspectiva desse Complexo, que reúne segmentos industriais de bases química e biotecnológica (indústria farmacêutica, vacinas, hemoderivados e reagentes para diagnóstico); mecânica, eletrônica e de materiais (equipamentos e materiais médicos); e pelo segmento de serviços, ou seja, a mão-de-obra hospitalar, laboratorial e de serviços de diagnóstico e tratamento.


Carlos Grabois Gadelha: doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente coordenador e líder do Grupo de Pesquisa sobre "Complexo Econômico-Industrial e Inovação em Saúde” da Fundação Oswaldo Cruz (GIS/Fiocruz), foi também vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, secretário de Programas de Desenvolvimento Regional do Ministério de Integração Nacional, secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde e secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial no Ministério do Desenvolvimento Industrial e Comercio Exterior.

Mais informações: jhenrique@usp.br ou (16) 3315-0368.