A tecnologia pode ser uma grande aliada na aprendizagem e
até mesmo no incentivo à leitura. As possibilidades que ela oferece nesses
segmentos estão chamando a atenção de várias startups, tanto que, segundo a
Associação Brasileira de Startups, o setor educacional é o que mais atrai o
interesse dessas empresas. Para discutir esse assunto, o USP Analisa desta
semana conversa com o profissional de tecnologia e mídia digital Jean Rafael
Tomceac, a fundadora da publicadora de livros digitais StoryMax Samira Almeida
e o ex-gestor de educação e difusão do Centro de Pesquisa em Doenças
Inflamatórias (CRID) Juan Azevedo.
Para eles, a tecnologia deve ser tratada como um instrumento
de apoio à educação, sem a crença de que ela possa resolver todos os problemas.
Os educadores também precisam de formação constante e atuar como tutores junto
aos estudantes. “A gente tem a sensação de que as crianças sabem usar os
dispositivos, mas não é verdade. Elas estão imitando as outras pessoas que elas
veem. São vocês [professores] que devem saber usar e ensinar a elas como
escolher um bom conteúdo na internet, como evitar fake news”, diz Samira.
“Não é só formação constante de professores. A gente sabe
que você não consegue estudar tudo o que precisa. Você precisa estar preparado
para a atualização [dos aplicativos e dispositivos]. A única solução é: use
todos os dias, tente se manter informado. A partir do momento em que você
acessa todos os dias, isso passa a fazer parte da tua rotina. O letramento
digital que a tecnologia propõe, você vai incorporar sem perceber”, afirma
Jean.
Os entrevistados falam ainda
sobre o desenvolvimento do livro interativo digital O Mistério do Sr. Gratus, desenvolvido pelo CRID e pela StoryMax em
parceria com o IEA-RP. O programa vai ao ar na Rádio USP em três horários:
sexta (19) às 11h30 (somente para Ribeirão Preto), quarta (24) às 21h e domingo
(28) às 11h30. O USP Analisa é uma produção conjunta da Rádio USP Ribeirão
Preto (107,9 MHz) e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto
(IEA-RP) da USP.