Origem e evolução dos buracos negros

Data e horário: 17/05 às 14h30
Local: Salão de Eventos do Centro de Informática da USP Ribeirão Preto (CIRP)

Neste evento o professor João Steiner realizará uma revisão histórica e conceitual sobre a ideia de buraco negro, bem com sobre as evidências da existência desses objetos celestes no Universo. 

Os buracos negros possuem enormes quantidades de massa comprimidas em um espaço reduzido, gerando assim um campo gravitacional capaz de atrair até a luz.  A maioria destes se forma a partir dos restos de uma grande estrela quando morre, sendo que buracos negros ainda maiores podem surgir de colisões estelares.

Steiner explicará que, com as últimas pesquisas, cresce a convicção de que os buracos negros tiveram e continuam tendo importante papel na formação e evolução das galáxias. A palestra também contemplará os resultados recentes sobre a descoberta de sistemas duplos e triplos de buracos negros no centro de determinadas galáxias.

Sobre João Evangelista Steiner: possui graduação em Física pelo Instituto de Física USP, mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Atualmente é professor titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

Vídeo do evento:


Neste evento o professor João Steiner realizou uma revisão histórica e conceitual sobre a ideia de buraco negro, bem com...

Posted by Instituto de Estudos Avançados on Monday, July 1, 2013