Materias nanoestruturados multifuncionais à base de carbono

Data e horário: 26/04 às 10h00
Local: Salão de Eventos do Centro de Informática da USP Ribeirão Preto (CIRP)


O professor Alan Dalton irá abordar os nanomateriais à base de carbono, que são considerados elementos-chave na nanotecnologia, suas aplicações abrangem diversas áreas, como, por exemplo, a engenharia mecânica, a nanoeletrônica e a biomedicina. Devido a suas excelentes propriedades físicas e químicas, a pesquisa no campo dos materiais à base de carbono foi dominada pelos nanotubos de carbono.

No entanto, desde a recente descoberta do grafeno, foi reconhecido que este poderia superar alguns dos grandes obstáculos que foram encontrados na utilização dos nanotubos de Carbono, pois ele tem grande capacidade de transporte eletrônico, resistência à fratura, e uma área de superfície duas vezes maior que a dos nanotubos de carbono.

Neste contexto, o objetivo da palestra será apresentar uma técnica de baixo custo para fabricar grandes matrizes periódicas de nanotubos de carbono e grafeno utilizando modelos coloidais auto-organizados.

Sobre Alan Dalton: Bacharel e Doutor em Ciência dos Materiais pelo Trinity College Dublin, trabalhou como Fellow no Instituto de Tecnologia de Dublin, foi cientista visitante na Honeywell Technologies, ingressou no Instituto de Tecnologia da Universidade do Texas, atualmente é professor na University of Surrey.








Vídeo do evento: