IEA cria Polo em Ribeirão Preto


Oswaldo Baffa Filho
O Polo de Ribeirão Preto do IEA foi inaugurado no dia 4 de novembro em cerimônia com a presença da reitora Sueli Vilela, de César Ades, diretor do IEA, de Oswaldo Baffa Filho, coordenador do Pólo, e de diversos docentes daquele campus. A criação do Pólo foi aprovada pelo Conselho Deliberativo do Instituto em setembro, atendendo a solicitação dos diretores das unidades de Ribeirão Preto.
Baffa Filho, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), foi nomeado coordenador do Polo pela reitora Suely Vilela no dia 29 de setembro, a partir de lista tríplice elaborada pelo Conselho Deliberativo do IEA.
O Polo atuará de forma similar à sede do Instituto em São Paulo, com grupos de pesquisas interdisciplinares, pesquisadores visitantes, atividades públicas (conferências, seminários, workshops e outros tipos de eventos) e trabalhos sobre políticas públicas. De acordo com Baffa Filho, os eixos temáticos iniciais do Polo serão saúde, agronegócio e fontes de energia renovável.

No novo Regimento do IEA, aprovado em maio, foram formalizados os procedimentos para a criação de polos e a escolha de seus coordenadores. Isso possibilitou a implantação do Polo Ribeirão Preto, antiga aspiração daquele campus, e a institucionalização do IEA São Carlos, primeira ramificação do Instituto no Interior, que agora passa a ser o Polo São Carlos. Com isso, articula-se uma rede inicial do IEA, que possibilitará maior atuação do Instituto na integração de pesquisadores e grupos de pesquisa da Universidade.