Palestra: Expressão facial das emoções: Um tema Darwiniano

No dia 30 de janeiro, o Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FFCLRP/USP realizou a palestra de abertura do Curso de Verão em Psicobiologia: “Expressão facial das emoções: Um tema Darwiniano”. A apresentação foi do Prof. Dr. César Ades do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IP/USP e diretor do Instituto de Estudos Avançados/USP.

O professor explicou que Darwin já estudava as questões relativas às expressões faciais em animais e utilizou fotos para demonstrar semelhanças com o comportamento humano. Segundo Ades, a expressão facial e corporal é fundamental para a realização de uma comunicação humana e eficiente.

Utilizando como exemplo expressões de recém-nascidos, o professor relatou que as emoções não precisam ser ensinadas, elas estão presentes desde o nosso nascimento. Ades concluiu apresentando diversos estudos que indicam que ainda existem muitas questões abertas e um grande campo para pesquisas.

Ao final do evento, que contou com mais de noventa presentes, o professor César Ades foi homenageado pelos seus estudos realizados e serviços prestados ao longo de sua carreira.