Seminário "Tecnologia Assistiva"

Data: 10/04/2012
Horário: das 14:00 às 18:30
Local: Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto - CIRP / USP (ver localização)

O Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto realizará no dia 10 de abril o seminário “Tecnologia assistiva” no Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto (CIRP) da USP às 14h00.

Utilizando o conceito do Comitê de Ajudas Técnicas podemos definir Tecnologia Assistiva como “área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social".

Neste contexto, o evento abordará o panorama da tecnologia assistiva no Brasil através de três ângulos: a visão empresarial e mercadológica do setor, o conhecimento científico e acadêmico desenvolvido pela Universidade e o cenário político-legal, através de Leis e Projetos.

O seminário será aberto pela Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Prof.ª Dra. Linamara Rizzo Battistella, seguido pela apresentação da Prof.ª Dra. Valéria Meirelles Carril Elui, coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da FMRP/USP, que abordará o panorama da pesquisa e do desenvolvimento de tecnologia assistiva no Brasil e também apresentará protótipos elaborados pelo seu curso.

Roberson Ferreira Teixeira, Diretor da empresa de equipamentos assistivos Cajumoro, irá apresentar a realidade empresarial e comercial que envolve este mercado. Já Diego Fiori de Carvalho, sócio pesquisador da Innolution/Dfiori e Thiago Almeida, sócio pesquisador da FigLabs, irão expor exemplos práticos de produtos assistivos produzidos na cidade de Ribeirão Preto.

Outro participante será o docente da FMRP/USP Prof. Dr. José Batista Volpon que explicará como a estrutura do laboratório de bioengenharia pode colaborar com o desenvolvimento de projetos de tecnologia assistiva. O Prof. Dr. Marcelo Knörich Zuffo, da Escola Politécnica da USP, apresentará meios eletrônicos interativos aplicados em tecnologias assistivas.

As Leis e Projetos que tratam da área assistiva serão comentados pelo Deputado Estadual Rafael Silva, sendo que o Dr. Eduardo Jorge Valadares Oliveira, do Ministério da Saúde, analisará o desenvolvimento tecnológico dos equipamentos em saúde no Brasil.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas através do email iearp@usp.br ou pelo telefone (16) 3602-0368. As vagas são limitadas.