Dieta e castas: o exemplo das abelhas sociais visto por uma análise causal do desenvolvimento

Com a Profª. Drª. Zilá Luz Paulino Simões (Departamento de Biologia - FFCLRP-USP)
Data: 27/04/2012
Horário: 14h30min
Local: Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto - CIRP/USP (ver localização).

O Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto realiza a palestra "Dieta e castas: o exemplo das abelhas sociais visto por uma análise causal do desenvolvimento”.

As abelhas são, de longe, os mais importantes polinizadores em ecossistemas agrícolas e naturais. No entanto, o recente colapso das populações de abelhas, coloca este equilíbrio sob grave ameaça. Uma estratégia promissora para contornar este risco é a criação em larga escala destes polinizadores, através do perfeito domínio das técnicas de manejo e gestão, altamente dependentes do profundo conhecimento dos sistemas biológicos envolvidos.

Embora as Apis mellifera tenham sido, por décadas, importantes organismos para estudos de plasticidade de comportamento, comunicação, aprendizado e memória, muitos aspectos da biologia deste importante inseto são ainda desconhecidos.

Em uma colônia de abelhas convivem milhares de indivíduos coordenados por uma sofisticada organização e complexa divisão de trabalho, onde uma única rainha, a fêmea especializada na reprodução, despende a maior parte do tempo em por ovos, uns poucos machos, os reprodutores, e as operárias, a grande maioria de indivíduos desta sociedade e responsáveis pelo restante das tarefas da colônia. 

Nosso objetivo é uma análise causal do desenvolvimento deste organismo através de ferramentas de última geração em Biologia e Genética Moleculares e entender como a informação genética flui através de redes hierárquicas de expressão gênica.

Sobre Zilá Luz Paulino Simões: é professora na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Formada pela Universidade de São Paulo, como doutoranda recebeu uma bolsa do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) para desenvolver parte de sua tese na Alemanha, Universitaet Tuebingen, sob supervisão do Dr. Wolf Engels. Depois de dois anos na Alemanha, ela voltou para o Brasil para terminar sua tese, em seguida começou sua carreira como professora na Universidade de São Paulo. Publicou 77 artigos revisados ​​por especialistas nas mais importantes revistas de sua área de interesse.




Apresentação do evento: