Professor Fernando de Queiroz Cunha é o novo coordenador do IEA-RP

O professor Fernando de Queiroz Cunha, docente do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRP-USP), assumiu, no dia 8 de abril, o cargo de coordenador do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP). 

Cunha foi nomeado pelo reitor Marco Antônio Zago para substituir o professor Rudinei Toneto Junior, que deixou o cargo devido as suas obrigações como coordenador da Administração Geral da Universidade.

O processo de escolha ocorreu por meio da elaboração de uma lista tríplice votada pelo Conselho Deliberativo do IEA, que teve como base os candidatos indicados pelos diretores das Unidades de Ensino do campus Ribeirão Preto.

Cunha é Professor titular de Farmacologia da FMRP. Sua área de pesquisa é sobre imunofarmacologia, investigando mecanismos fisiopatológicos em doenças inflamatórias, em particular, em sepse e artrite reumatoide. O Professor Cunha é pesquisador 1A do CNPq e membro da Academia Brasileira de Ciência, tendo publicado mais de 400 artigos em revistas de circulação internacional, os quais foram citados mais de 12.000 vezes (Scopus).

Atualmente coordena o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID na sigla em inglês), sendo também consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), entre outras agencias.