Base Nacional Comum Curricular: Contribuições para o Debate

Data: 11/03 às 9h
Local: Salão de Eventos do CeTI-RP/USP


No dia 11 de março, às 9h, será realizado o evento "Base Nacional Comum Curricular: Contribuições para o Debate", coordenado pelo LAPEES – Laboratório de Psicologia da Educação e Escolar, do Departamento de Psicologia da FFCLRP/USP. O local será o salão de eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP).

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que se encontra em fase de elaboração sob a coordenação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), e  que terá força de lei na definição dos conteúdos e saberes necessários para cada ano da Educação Básica. 

O objetivo do evento será debater a proposta do MEC, aberta à consulta pública até o dia 15/03, a partir da contribuição de especialistas que vêm trabalhando com as questões educacionais, tanto na vertente da Educação quanto da Psicologia.

Algumas questões que se pretende abordar neste debate são: a existência de uma Base Nacional Comum Curricular é um instrumento adequado para garantir a melhoria da qualidade na educação? Em caso positivo, que condições devem ser asseguradas? Essas condições estão contempladas no documento atual? O objetivo é contribuir para o debate de modo a recolher elementos que nos permitam, enquanto universidade, responder às demandas da sociedade, tais como a que ora se apresenta, na consulta pública proposta pelo MEC.

No período da manhã, os professores Zilma de Moraes Ramos de Oliveira (FFCLRP-USP) e Marcelo Motokane (FFCLRP-USP), docentes que participaram da elaboração da proposta, irão apresentar os princípios que nortearam o documento, bem como o processo de construção do mesmo nas diferentes etapas do Ensino Básico.

O período da tarde será voltado para uma análise da BNCC sob as perspectivas da Educação e da Psicologia. A primeira atividade será uma mesa-redonda que tratará da Educação Infantil, com a participação das professoras Débora Piotto (FFCLRP-USP) e Edna Marturano (Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto).

A segunda mesa será formada pelas professoras Elaine Assolini (FFCLRP-USP) e Maria Regina Maluf (Pontifícia Universidade Católica- SP), que irão aprofundar a discussão sobre o Ensino Fundamental. Após as mesas haverá espaço para diálogo entre o público e os palestrantes.

O evento é uma realização do Laboratório de Psicologia da Educação e Escolar (LAPEES), Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas (LAPSAPE), Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP, Programa de Pós-Graduação em Psicologia,  Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), e conta com o apoio do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) e Rádio USP Ribeirão Preto.









Vídeo: