Mudanças climáticas: desafios e possibilidades

Data: 2/10 às 15h
Local: Anfiteatro Prof. Dr. Ivo Torres, Bloco A (FEA-RP/USP)

O Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) realiza no dia 2 de outubro às 15h, a conferência "Mudanças climáticas: desafios e possibilidades" no anfiteatro Prof. Dr. Ivo Torres, Bloco A da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP Ribeirão Preto (FEA-RP).

O palestrante será o professor do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP Paulo Artaxo, que discorrerá sobre o impacto das mudanças climáticas na vida dos seres humanos e nos ecossistemas terrestres.

Artaxo analisará de que forma as alterações ocorridas no clima nos últimos 200 anos, causadas basicamente pelas atividades humanas, interferiram no equilíbrio dos ecossistemas e as consequências disso para o futuro do planeta.

Será debatido também a necessidade de repensar os padrões de consumo da sociedade e a governança necessária para implementar medidas em nível mundial para estabilizar o clima global.

Paulo Artaxo: é graduado em Física, mestre em física nuclear e doutor em física atmosférica, todos pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou quatro pós-doutorados em Harvard, na NASA e nas Universidades de Antuérpia (Bélgica) e Lund (Suécia). Trabalha com física aplicada a problemas ambientais, atuando principalmente nas questões de mudanças climáticas globais, meio ambiente na Amazônia, física de aerossóis atmosféricos e poluição do ar urbana, entre outros temas. É membro da equipe do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) agraciada com o Prêmio Nobel da Paz de 2007.