Rumos do Mercado Brasileiro de Petróleo e Gás

Data: 15/09 às 15h
Local: Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP)


A crise econômica brasileira e os escândalos na Petrobrás trouxeram impactos negativos para o mercado de petróleo e gás no País. Apesar disso, a produção de petróleo bate recordes a cada dia. Mas quais serão os caminhos para que esse mercado volte a crescer e gerar empregos? Para discutir esse tema, o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP realiza a conferência "Rumos do Mercado Brasileiro de Petróleo e Gás".

O evento será conduzido pelo engenheiro de petróleo com 36 anos de experiência no setor Dalmo de Souza Amorim Junior. Sua apresentação vai explorar o negócio de petróleo e gás no Brasil e no mundo, aspectos da produção nacional e internacional e a evolução do mercado. Vai debater ainda o financiamento do crescimento da indústria desse setor, a gestão de poços de pequena produção e o papel das universidades no cenário futuro. 

Dalmo de Souza Amorim Junior é engenheiro de minas com graduação e mestrado pela USP. Também é engenheiro de perfuração qualificado pela Petrobrás. Atuou diretamente nas áreas de perfuração, elevação e escoamento, operações marítimas, ferramentas de poço, hidráulica de perfuração, entre outras. Ministrou também diversos cursos no setor e trabalhou como professor universitário de Engenharia de Petróleo e Gás. 

Mais informações: jhenrique@usp.br ou (16) 3315-0368.