Genes de reparo de DNA: funções na manutenção da estabilidade genômica das células tumorais e progressão do câncer

Data: 27/10 às 15h
Local: Anfiteatro Azul do Hemocentro de Ribeirão Preto


Um estudo conduzido pela pesquisadora Valeria Valente, docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara, traz novas perspectivas no tratamento de um dos tipos de tumores cerebrais cancerígenos mais agressivos, os astrocitomas.

A pesquisa teve o apoio do Centro de Terapia Celular (CTC-USP) e identificou as alterações genéticas com maior potencial de promover agressividade, revelando possíveis biomarcadores de prognóstico e genes candidatos a alvos terapêuticos.

Para ampliar a discussão dos resultados, o CTC em parceria com o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) realizam o seminário "Genes de reparo de DNA: funções na manutenção da estabilidade genômica das células tumorais e progressão do câncer", com a professora Valeria Valente.

O encontro será realizado no dia 27 de outubro, a partir das 15 horas, no Anfiteatro Azul do Hemocentro de Ribeirão Preto (Rua Tenente Catão Roxo, 2501).

A equipe da professora Valeria Valente trabalhou com células de astrocitoma coletadas de 55 pacientes no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) buscando assinaturas de expressão gênica associadas ao tempo de sobrevida dos pacientes. Os resultados dessa investigação foram publicados na revista Tumor Biology.

“Os dados indicam que os genes de reparo de DNA têm papel fundamental na manutenção da integridade genômica de células altamente proliferativas e, portanto, podem indicar caminhos promissores para o desenvolvimento de novas terapias para o tratamento dos astrocitomas de alto grau”, destaca a pesquisadora.


As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Mais informações: ctcusp@gmail.com ou (16) 2101 9350.