Múltiplas facetas e o poder transformador da educação

Data: 14/12 às 8h30
Local: Espaço de Eventos do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP)


A Rede “Ciência, Arte, Educação e Sociedade: CienArtES” debaterá as Múltiplas Facetas da Educação e seu Poder Transformador em uma Mesa-Redonda/Brainstorm, com apresentações curtas (12 minutos) de palestrantes com formação variada, seguidas de ampla discussão com a plateia.

A escolha dos palestrantes, testemunhas importantes destas visões, traduz a tentativa de escutar múltiplas versões, numa enorme janela temporal. Apesar de possíveis controvérsias, muitas delas apenas conceituais, no final estas visões/versões se somam com uma química que depende fundamentalmente de uma postura para execução de atos solidários e de preocupação social, mais do que individual. 

A Educação como meta maior para os países se alimenta da Ciência, da Arte, da História e da Filosofia para gerar cidadãos melhores, socialmente comprometidos. 

Os cenários (Escolas, Universidades, Hospitais, Praças, entre outros) para a execução de tarefas ou promoção de reflexões sobre as interações entre Ciência, Arte, Educação e Sociedade são múltiplos, e os palestrantes mostrarão caminhos já trilhados e estratégias futuras.

Moderador: Prof. Dr. Norberto Garcia-Cairasco

Palestrantes: Jonathan Batista Projeto de Pré-Iniciação Científica "Historia da Ciência".  Aluno Primeiro Ano do Ensino Médio. Escola Estadual Dom Romeu Alberti; Lucas Almeida, Aluno Doutorado PPG Fisiologia da FMRP-USP - Projeto Voluntário de Promoção e Incentivo das Ciências em Escolas Públicas de Ribeirão Preto; Professora Marisa Barbieri, Casa da Ciência (Adote um Cientista, Roda da Ciência) Hemocentro; Beatriz Ferreira Profa. Doutora EERP-USP - Projeto Jovem Imunologista em Escola Pública de Ribeirão Preto; Elieser Pereira, Educador Social. Projeto Conviver / FUNDET; Norberto Garcia-Cairasco, Oficina de Neuro-Arte Leonardo da Vinci em Laboratório de Neurociência e Semana Nacional do Cérebro - Prof. Titular Departamento de Fisiologia FMRP-USP

A atividade conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto.

Mais informações: jhenrique@usp.br ou (16) 3315-0368.