Caminhos do Desenvolvimento Sustentável

Data: 15/05/2018 às 14h
Local: Auditório Amin Calil

O Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) realizam no dia 15 de maio, a partir das 14h, na sede da ACIRP, o evento "Caminhos do Desenvolvimento Sustentável".

Na ocasião, será discutida a participação das cidades e da sociedade para que sejam alcançados, até 2030, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esses objetivos foram definidos durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 e incluem ações mundiais em diversas áreas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar, saúde, educação, saneamento e crescimento econômico inclusivo, entre outros. Recentemente, Ribeirão Preto assinou sua adesão ao programa da ONU que prevê a implantação dos ODS na cidade.

Os palestrantes serão o diretor do Programa Cidades do Pacto Global das Nações Unidas Michael Nolan, que lidera a direção estratégica e o crescimento do UNGC Cities Program e tem vasta experiência em desenvolvimento urbano sustentável e infraestrutura na Ásia-Pacífico, Américas e Europa; e a co-diretora do Escritório Regional do Pacto Global das Nações Unidas - Cidades do Brasil Patrícia Iglesias, que também é docente da Faculdade de Direito da USP.

Mais informações: (16) 3315 8039.

MICHAEL NOLAN: diretor do Programa Cidades do Pacto Global das Nações Unidas. Michael lidera a direção estratégica e o crescimento do UNGC Cities Program. Tem mais de 20 anos de experiência em consultoria na condução de parcerias e resultados de sustentabilidade para os governos, empresas e sociedade civil. Anteriormente, Michael foi o Líder Global para Clima e Resiliência da AECOM. Tem uma vasta experiência em desenvolvimento urbano sustentável e infraestrutura na Ásia-Pacífico, Américas e Europa.

PATRÍCIA IGLECIAS: co-diretora do Escritório Regional do Pacto Global das Nações Unidas - Cidades do Brasil (sediado na Universidade de São Paulo). É Professora Doutora na Faculdade de Direito da USP, supervisionando o PROCAM - Programa de Ciências Ambientais da universidade, da qual também é chefe de Assuntos Ambientais. Foi Secretária de Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo.