O Laboratório de Psicologia da Educação e Escolar da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP promove no dia 11 de outubro, a partir das 14h30, no anfiteatro André Jacquemin, a palestra Sistema Ramos, produção textual e aprendizagem: evidências das atividades metalinguísticas de alunos enquanto escrevem.
O evento, que conta com o apoio do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e Rádio USP Ribeirão Preto, faz uma reflexão sobre o processo de produção de texto pelo estudante, o papel do professor e a importância das propostas de produção textual colaborativas, além de apresentar o Sistema Ramos, um sistema de captura multimodal (audiovisual e escrita) de processos de escritura em tempo e espaço real da sala de aula.
Esse sistema permite que o professor compreenda o modo de pensar do aluno e eventuais dificuldades que ele teve durante a produção do texto, como a grafia de uma palavra, a pontuação adequada ou o melhor título para uma história.
O palestrante, o docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Eduardo Calil, vai utilizar filmes coletados no contexto da sala de aula para mostrar como alunos recém-alfabetizados com idade entre 6 e 7 anos e de diferentes nacionalidades comentam problemas linguísticos identificados durante a produção textual.
Eduardo Calil tem doutorado em Psicolinguística pela Unicamp e atualmente é pesquisador vinculado ao CNPq (nível 1D) e professor do curso de Pedagogia no Centro de Educação da UFAL. É autor dos livros Autoria: a criança e a escrita de histórias inventadas (Eduel), Escutar o invisível: escritura & poesia na sala de aula (Unesp) e organizou a obra L’école,l’écriture et la création: Études franco-brésiliennes (L’Harmattan-Academia).
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas clicando no botão abaixo.
Mais informações: (16) 3315 0368 ou iearp@usp.br.