Perspectivas para Participação na Gestão Pública

Data: 21/06 às 15h

Local: Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP)

Após a Constituição de 1988, a sociedade civil ganhou maior espaço de participação nas administrações locais. Para discutir esse tema, o Grupo Políticas de Estado e Desenvolvimento do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP promove no dia 21 de junho, a partir das 15h, no Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (CeTI-RP) da USP a mesa redonda Perspectivas para Participação na Gestão Pública. 

O evento terá a participação da docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP Cláudia Souza Passador, a docente do Departamento de Administração da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora do  Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Sheila Cristina Tolentino Barbosa e a coordenadora da pesquisa Efetividade da participação social no Brasil do Boletim de Análise Político-Institucional também do Ipea, Joana Luiza Oliveira Alencar. 

O Brasil pós-Constituição de 1988 trouxe um modelo inovador de articulação institucional, com uma estrutura político-administrativa baseada na descentralização, transferindo parte do poder decisório para os agentes locais da administração municipal. 

Como consequência concreta, houve mudanças na relação entre Estado e sociedade civil e a construção de diferentes espaços públicos, que visam tanto promover o amplo debate sobre temas muitas vezes excluídos de uma agenda pública, quanto se constituir como espaços de ampliação e democratização de gestão estatal. Esses espaços serão abordados pelas participantes durante o evento.

A mesa-redonda integra as atividades da Quinzena Nacional do Campo de Administração Pública, apoiado pela Sociedade Brasileira de Administração Pública.