César Ades 1943-2012

O Polo de Ribeirão Preto do IEA solidariza-se com a família do professor César Ades, nosso diretor no período de 2008 a 2012, nesse difícil momento. A sua morte prematura deixa a todos consternados e um grande vazio na comunidade acadêmica brasileira. Segue abaixo a nota do IEA:


É com imenso pesar que o IEA registra a morte ontem, 14 de março, do prof. César Ades, aos 69 anos, em decorrência de traumatismos ocasionados por atropelamento na quinta-feira passada.
Ades era uma personalidade de grande importância no meio acadêmico brasileiro, por sua estatura científica na área de psicologia experimental, alta competência e dinamismo como professor e também pelas suas atividades bem-sucedidas na gestão universitária. De fato, suas gestões à frente do Instituto de Psicologia, em dois mandatos, e, posteriormente, do Instituto de Estudos Avançados da USP foram marcadas por uma grande dedicação, eficiência, comprometimento e visão de futuro.
O Instituto de Psicologia, o Instituto de Estudos Avançados e a Universidade de São Paulo perdem, assim, um brilhante ex-aluno, professor, cientista e gestor, cuja ausência será muito sentida nas salas de aula, nos laboratórios, nas reuniões da Universidade, nos congressos brasileiros e internacionais e, talvez mais importante, nas nossas vidas, já que o César (como todos o chamavam) sempre tinha um sorriso e palavras agradáveis para todos, dos mais humildes aos mais graduados, dos mais próximos amigos (que eram muitos) aos que não conhecia.

15 de março de 2012
Direção do IEA

O velório do corpo de César Ades realiza-se hoje, das 9h às 13h30, no Instituto de Psicologia da USP, Av. Prof. Mello Moraes, 1.721, Cidade Universitária, São Paulo. O sepultamento será às 15h, no Cemitério Israelita do Embu, Estrada Keiichi Matsumoto, 21, Embu das Artes, SP.