Martin Grossmann é o novo diretor do IEA

Martin Grossmann
Martin Grossmann, professor titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, é o novo diretor do IEA desde o dia 1º de março. Ele foi escolhido pelo reitor João Grandino Rodas a partir de lista tríplice definida pelo Conselho Deliberativo do Instituto. O mandato é de quatro anos.

O processo de definição da lista tríplice começou em outubro. Todos os diretores de unidades, museus e institutos especializados da USP foram contatados visando à indicação de possíveis candidatos entre os professores titulares e professores associados de suas unidades. Os membros do Conselho Deliberativo do Instituto também indicaram nomes. Além disso, o boletim eletrônico e o site do IEA divulgaram convite aos interessados em apresentar candidatura. Entre indicados e manifestações espontâneas de candidatura chegou-se a um total de 19 nomes. Coube ao então diretor do IEA, César Ades, entrar em contato com cada um deles para a confirmação das candidaturas. Dessas consultas resultaram seis nomes, dos quais o Conselho Deliberativo elegeu três para a composição da lista tríplice submetida à escolha do reitor.

Grossmann foi diretor do Centro Cultural São Paulo de agosto de 2006 a maio de 2010 e vice-diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP de 1998 a 2002. É o criador e coordenador do Fórum Permanente: Museus de Arte, entre o Público e o Privado, uma plataforma de mediação e ação cultural. Graduado em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), Grossmann fez o mestrado na ECA e o doutorado na University of Liverpool, Reino Unido.

Desde o mestrado, as pesquisas de Grossmann discutem a transição da cultura material para uma cultura na virtualidade; a relação entre arte contemporânea, seus agentes e as instituições; os processos de mediação cultural e artística; e o desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação para a arte e a cultura. Sua atuação como gestor de instituições e projetos culturais apoia-se nas pesquisas e estudos que realiza sobre curadoria; ação, mediação e política cultural; museologia; crítica, teoria e história da arte e da arquitetura; e história das ideias.

Foto: Divulgação
Fonte: IEA