Mostra Todos os Sentidos

Data: 08/12 às 17h30
Local: Espaço de Eventos do IEA-RP (Campus da USP Ribeirão Preto, antigo prédio do Banco Santander, ao lado do prédio central da FMRP-USP) 


Obras de arte geralmente são apreciadas utilizando-se apenas um dos cinco sentidos humanos, a visão. Mas a partir do dia 8 de dezembro, às 17h30, uma exposição no Espaço de Eventos do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP vai permitir aos visitantes utilizar os cinco sentidos para interagir com uma seleção de obras reproduzidas de Cândido Portinari. 

A Mostra Todos os Sentidos é gratuita e proporcionará uma experimentação de elementos representados em diversos quadros do pintor. Será possível, por exemplo, sentir o cheiro do café retratado na obra O Café ou mesmo ouvir sons da flauta presente na obra O Flautista. 

"O objetivo é permitir que os visitantes observem e explorem o trabalho de Portinari em verdadeira profundidade através do puro aproveitamento sensorial, ajudando assim a atrair um público diversificado com diferentes habilidades sensoriais para apreciar seu trabalho de uma forma absolutamente nova”, explica a curadora da mostra e docente da FMRP-USP Carla da Silva Santana de Castro.

Filho de imigrantes italianos nascido em Brodowski (SP), Cândido Portinari manifestou sua vocação artística desde criança. Ao longo de sua carreira, pintou mais de cinco mil obras, entre elas os painéis “Guerra e Paz”, oferecidos pelo governo brasileiro à sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York. Morreu em 1962, aos 58 anos, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava. 

A Mostra ficará em cartaz até o dia 28 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Espaço de Eventos do IEA-RP (Avenida Bandeirantes, 3900, Monte Alegre – antigo prédio do Banco Santander, ao lado do prédio central da FMRP-USP). Para acessar o mapa, clique aqui. 

A atividade é promovida pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP com o apoio do Santander Universidades, IEA-RP, Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FAEPA), Projeto Portinari, Prefeitura do Campus da USP Ribeirão Preto e Cooperativa de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), integrando também o programa da Prefeitura do Campus de Ribeirão Preto de inclusão de pessoas com deficiência.