Fake news, terceirização, febre amarela, robótica e futebol.
Você consegue encontrar um ponto comum entre esses assuntos? Pois saiba que
eles serão alguns dos aperitivos que o Pint of Science, um festival internacional
de divulgação científica, vai servir nos dias 14, 15 e 16 de maio, das 19h30 às
21h, em quatro bares de Ribeirão Preto.
O evento, que neste ano será realizado em 20 países e mais
de 50 cidades brasileiras, propõe aproximar a população da ciência, levando
pesquisadores para conversar sobre temas atuais em ambientes descontraídos,
como bares e restaurantes. Em Ribeirão Preto, este já é o terceiro ano do
festival.
A programação local inclui 12 debates que acontecem
simultaneamente em quatro bares: Lund, Invicta, Cervejarium e Bar do Português.
A entrada no evento é gratuita, e o público só paga o que consumir nos
estabelecimentos durante os bate-papos. A recomendação é que os interessados
cheguem com antecedência, já que não serão realizadas inscrições ou reserva de
mesas.
A organização local do evento é feita pelo Centro de Terapia
Celular da USP, Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP e
Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias da USP. A programação completa e
mais informações estão disponíveis no site http://pintofscience.com.br/events/ribeiraopreto.
De onde vem o Pint?
O festival começou em 2012, quando os pesquisadores do
Imperial College London Michael Motskin e Praveen Paul organizaram um evento
para que pacientes com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e
esclerose múltipla pudessem conhecer as pesquisas e os laboratórios em que os
dois atuavam.
A ideia deu tão certo que os dois decidiram criar uma forma
de tirar os pesquisadores de seus laboratórios e levá-los para conversar com o
público. Surgia, assim, em maio de 2013, o Pint of Science.
No Brasil, o festival foi realizado pela primeira vez em
2015, em São Carlos (SP), pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de
Computação (ICMC) da USP. A iniciativa caiu no gosto do público e rapidamente
se espalhou pelo País, sendo levada a sete cidades em 2016 e 22 em 2017.