Salão de Ideias "Psiquiatria: Tragédia e Artes"

Data: 26 de maio
Horário: 17h
Local: Centro Cultural Palace (Rua Duque de Caxias, 322, Centro)


O coordenador da Rede Ciência, Arte, Educação e Sociedade (Cienartes) do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP Norberto Garcia-Cairasco será um dos apresentadores da palestra "Psiquiatria: Tragédia e Artes", que será realizada neste sábado (26), às 17h, no Auditório Pedro Paulo da Silva do Centro Cultural Palace, em Ribeirão Preto.

Cairasco dividirá a palestra com a jornalista Daniela Arbex. Eles vão abordar a psiquiatria nos tempos dos hospícios, manicômios ou hospitais psiquiátricos. O evento integra a programação do Salão de Ideias da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. A entrada é gratuita e sem necessidade de inscrição. Os ingressos devem ser retirados no local uma hora antes do início da palestra.

Norberto Cairasco é biólogo, mestre e doutor em Ciências/Fisiologia (Neurofisiologia) pela FMRP-USP, pós-doutor pelo Duke University Medical Center/USA e orientador pelo PPG de Excelência Neurologia e Neurociências da FMRP-USP. É pesquisador e coordena o evento S.O.S: O Cérebro na Praça (aberto ao grande público) e a Rede Ciência, Arte, Educação e Sociedade.

Daniela Arbex é repórter especial do jornal Tribuna de Minas. Possui mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, entre eles três Essos, o IPYS de melhor investigação da América Latina e o Knight Internacional. Estreou na literatura com Holocausto Brasileiro (Prêmio de Melhor Livro Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte/ Segundo lugar no Prêmio Jabuti/ Livro Reportagem) – obra adaptada como documentário, lançado pela HBO em 40 países. Foi vencedora do prêmio Jabuti com o livro reportagem Cova 312. O mais recente, Todo Dia a Mesma Noite, já está entre os 20 livros mais vendidos do país.